Design Plano em seu Site



Quando ouve-se o nome "Design Plano" (flat design) pela primeira vez, pode não parecer muito chamativo ou atraente, mas uma coisa lhe digo, ele é uma tendência no meio digital hoje em dia. O design plano é baseado em um estilo bidimensional, por este motivo o nome. Para você poder fazer uma comparação, em web design não plano, os botões tem um volume, dando a sensação que está saindo da tela. Já o design plano, utiliza-se de gráficos e layouts simples.



1. Benefícios

Há vários motivos pelos quais esta tendência vem ganhando espaço. Uma delas é pelo fato de que sites planos carregam suas imagens com uma velocidade superior se comparado a sites que possuem imagens e animações mais complexos. Outro benefícios é que possui layout simples. Muitas pessoas são atraídas por esta simplicidade presente no design plano e preferem ele a projetos muito complexos. Uma empresa que é forte nesse meio de tecnologia (Apple), também adotou esse estilo.



2. O que um site com design plano deve possuir

» Escolha imagens de fundo simples: Evite utilizar imagens muito fortes. Foque em um plano de fundo que tenha cores sólidas e agradáveis.

» Sem efeitos: Não utilize imagens em 3D. Este estilo tem como princípio não utilizar imagens ou efeitos que deem uma sensação de profundidade a sua página.

» Cores: A paleta cromática do design plano passa uma sensação de algo leve e alegre. Entre elas estão, Rosa, azul, verde e amarelo. Evite utilizar mais do que duas ou três cores por página.

» Navegação Simples: O menu de navegação, botões e imagens devem ser simples e diretos. Não utilize de efeitos de sombra neles. Muitas vezes é utilizado apenas uma caixa simples para representar um botão.